Aos meus amigos...



Aos meus visitantes!


O Propósito de criar este Blog foi uma maneira de ter um local em que tento, despretensiosamente, compartilhar assuntos, idéias, dicas interessantes, com as quais tenho contato com meu cotidiano. Este Blog será composto por informações sobre bem-estar, alimentação, arte, humor, utilidade pública e entre outros.

Informo-lhes que gostaria de ter bem mais tempo para manter-lhes informados, e desde já agradeço aos amigos, aos leitores que fazem deste Blog mais uma fonte de informação.

Luciana Sifer.


9 de março de 2011

Por que Quarta-Feira de Cinzas??



Carnaval é invenção romana, no século 16. A ele segue-se, segundo o ritual da Igreja Católica, quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas. A palavra "carnaval" está desse modo, relacionada à idéia de afastamento dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale". Daí o termo carnaval. 

Essa é a origem etimológica da palavra. Cuja prática foi mudando com o tempo.
O Carnaval dura três dias, que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Não estamos falando do da Bahia que dura mais de uma semana. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência, estes três dias são chamados "gordos".
A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são símbolo de reflexão sobre o dever da conversão, de mudança de vida. Recorda a efêmera fragilidade da vida humana.
Alguns cristãos tratam a Quarta-feira de Cinzas como dia para lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Ou a imortalidade da alma. 
Nesse dia, missas são realizadas e os participantes são abençoados com cinzas. Esse simbolismo relembra antiga tradição oriental de jogar cinzas sobre a cabeça como sinal de arrependimento perante a Deus.
Pois é, amigos. Depois do Carnaval, é tempo de cinzas. Depois de dias gordos, é tempo da magreza do que é passageiro efêmero. Após dias de prazer, é período de reflexão. Depois de homenagear Baco (deus romano da bebida), é hora de voltar-se para Apolo (deus greco-romano da sanidade corporal). Após entregar-se aos outros, é momento de voltar-se para si próprio.
É hora de fazer as contas.

Fonte: Wikipedia.org, 2009.

Um comentário: