Aos meus amigos...



Aos meus visitantes!


O Propósito de criar este Blog foi uma maneira de ter um local em que tento, despretensiosamente, compartilhar assuntos, idéias, dicas interessantes, com as quais tenho contato com meu cotidiano. Este Blog será composto por informações sobre bem-estar, alimentação, arte, humor, utilidade pública e entre outros.

Informo-lhes que gostaria de ter bem mais tempo para manter-lhes informados, e desde já agradeço aos amigos, aos leitores que fazem deste Blog mais uma fonte de informação.

Luciana Sifer.


29 de março de 2011

Inclua no cardápio 10 alimentos que te deixam mais feliz.

Mel, abacate e banana fazem parte da turma que aumentam a sensação de bem-estar
     
  Não tem quem não seja tomado por uma sensação reconfortante depois de fazer uma deliciosa refeição. E se no cardápio tiver um docinho de brinde, a vida fica melhor ainda. "Isso por que independente do alimento que consumimos, comer provoca uma confortável sensação de bem-estar já que suprimos as necessidades físicas do nosso organismo. Mas ainda há a turma de alimentos que potencializam esta reação, já que levam em sua composição, substâncias que aumentam a liberação da serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer", explica a nutricionista e bioquímica Lucyanna Kalluf.

          A seguir, a especialista sugere 10 alimentos que são obrigatórios para um prato e dias mais alegres. Confira:

1) Banana: a fruta é um carboidrato rico no aminoácido triptofano ( cada 100g da banana contém em média 18mg de triptofano). Acontece que este aminoácido é uma substância precursora da serotonina. "Sem serotonina, o organismo fica suscetível a males como depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade, mal humor e hiperfagia (aumento exagerado da fome)", explica Lucyanna Kalluf. A serotonina também é considerada como sendo uma substância anorexígena, diminuindo a compulsividade e a fome.


2) Abacate: Fruta rica em ácido fólico, vitamina B3 ( niacinamida) e potássio. 
O abacate também tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. A niacinamida ( Vitamina B3) tem ação específica sobre o sistema nervoso central, colaborando com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e garante efeito relaxante. Esta vitamina tem ação conjunta com o ácido fólico, que atua como coenzima de diversos neurotransmissores do bom humor. Dica: fique atento ao valor calórico da fruta: cada 110 g contém cerca de 200 calorias.

 3)Mel: o alimento é um carboidrato fonte de triptofano, com ação calmante que induz a uma sensação de bem estar melhorando a função da serotonina no cérebro. O mel tem uma função importante como regenerador da microflora intestinal, quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o mel ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer. 

4) Nozes: esta oleaginosas possui vitamina B1 (tiamina), que ajuda a converter glicose em energia. Também imita a acetilcolina, neurotrasmissor que possui um papel nas funções cerebrais relacionadas com memória e cognição. Também carrega o Inositol (fosfatidilinositol), substância reconhecida como parte do complexo B, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina.

5)Tofu : é o queijo à base de soja. Com muitos nutrientes, o tofu tem o dobro de proteínas do feijão e 45% menos calorias que o queijo minas. Importante fonte de magnésio mineral que atua na regulação do metabolismo cerebral e participa da metabolização de alguns aminoácidos. "A deficiência de magnésio resulta em fadiga e deficiência de enzimas envolvidas na produção de energia", explica Lucyanna Kalluf. Meia xícara de tofu tem em média 110mg desse mineral. 



6) Ômega 3: os peixes de água fria (salmão, atum, cavalinha) são considerados excelentes fontes de ômega 3 , um ácido graxo com efeito protetor sobre os neurônios. A relação de consumo desse ácido graxo e a felicidade, está no aumento na produção dos receptores de neurotransmissores como: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular. 

 7) Gérmen de trigo: é a parte mais nobre do trigo, que quando é refinado perde esta propriedade, e uma excelente fonte de todo aporte vitamínico do complexo B, atuando como calmante natural que diminui a irritabilidade e o nervosimo. Tem inositol, presente nas membranas celulares como fosfatidilinositol, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina. "Também carrega o ácido pantotênico, a vitamina B5 ou vitamina anti-estresse que atua na síntese da acetilcolina, conferindo melhor adequação dos impulsos nervosos e das funções cerebrais", aponta a nutricionista.


8)Canela: rica em polifenóis e antioxidantes, esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. Assim, colabora para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal e mantém a produção de serotonina em equilíbrio.



 9)Lentilha: é fonte de proteínas vegetais e cálcio, contribuindo significativamente para a regulação da flora intestinal. O equilíbrio do cálcio e magnésio no organismo atua no metabolismo cerebral e na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.


10)Chá verde: afasta os riscos do estresse oxidativo, que é a deficiência de substâncias antioxidantes no organismo, trazendo como consequências doenças como a obesidade e até depressão. O chá verde é rico em polifenóis, nutrientes antioxidantes que atacam os radicais livres das células cerebrais, mantendo a sua atividade neuroprotetora, diminuindo a probabilidade de inflamação cerebral e favorecendo sensação de bem-estar.




 
Fonte: http://msn.minhavida.com.br/
Texto de Natalia do Vale.

27 de março de 2011

Hora do Planeta fez alerta aos Aracajuanos.


 Aracaju tornou-se a quarta capital brasileira a aderir à mobilização 'Hora do Planeta', realizada na noite deste sábado, 26. O ato mundial, que chama atenção para as mudanças climáticas e para os riscos do aquecimento global, é organizado pela Rede WWF e consiste em apagar as luzes durante uma hora, a favor do meio ambiente. Em Aracaju, o evento foi realizado pela primeira vez e reuniu, no Mirante da 13 de Julho, autoridades, jornalistas, empresários, músicos e representantes da sociedade civil preocupados com o planeta.

Das 20h30 às 21h30, o calçadão da 13 de Julho ficou iluminado apenas pelas chamas de velas doadas pela empresa Velas Ávila e distribuídas no local. Músicos se apresentaram em um palco montado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em frente ao Mirante. O ato simbólico foi incluído pelo prefeito Edvaldo Nogueira na programação das comemorações do aniversário de 156 anos da cidade. Como vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Edvaldo também levou a ideia aos prefeitos de outros municípios. 

        Segue um vídeo  e fotos do Mirante durante a Hora do Planeta.





Ato simbólico

Várias instituições aderiram ao ato na capital sergipana: Construtora Cosil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Palácio Museu Olympio Campos, Banco do Brasil, Oceanário, Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Jornal da Cidade, o Setransp, Chopp 13, Hotel Quality, Câmara de Vereadores, Rádio Cultura, Unimed e Instituto Federal de Educação, entre outras.

Presenças

Participaram da Hora do Planeta o deputado estadual Capitão Samuel, o deputado federal Márcio Macedo, o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Sílvio Santos, o presidente da Câmara de Vereadores, Emmanuel Nascimento, o reitor da Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro, e o médico Lúcio Prado Dias, representando a Somese.



 Além deles, os secretários municipais Marcos Cardoso (Comunicação Social) e Antônio Bittencourt (Educação), e os presidentes da Emurb, Osvaldo Nascimento, e da Emsurb, Lucimara Passos. A superintendente do Banco do Brasil, Marília Prado, e o promotor do meio ambiente, Gilton Feitosa, também participaram da mobilização no calçadão da 13 de Julho.   
                                  
                       EU TAMBÉM PARTICIPEI!!!! rs...rs...rs...

                         (Foto tirada de dentro de casa, com visão para a rua.)    
                                                       
Fonte: http://www.aracaju.se.gov.br/156anos/
 

25 de março de 2011

Hora do Planeta



 Capital Sergipana irá participar oficialmente do ato mundia contra o aquecimento global.

Pela primeira vez o município de Aracaju vai participar oficialmente do ato mundial em defesa da vida intitulado ‘Hora do Planeta', que no Brasil está em sua terceira edição. 

 A proposta é fazer com que populações do mundo todo desliguem as luzes de casas, lojas e empresas pelo período de uma hora, em protesto contra o aquecimento global e suas conseqüências. O ato está marcado para o próximo dia 26, das 20h30 às 21h30.
Vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira não só aderiu à mobilização global, como também incluiu o ato simbólico na programação oficial do aniversário da capital sergipana, que no dia 17 de março completou 156 anos. A Prefeitura de Aracaju cedeu o espaço do calçadão da 13 de julho para a manifestação.

 "Vamos sensibilizar a população aracajuana para esta ação. A Prefeitura de Aracaju, suas repartições e gestores estarão atuando neste ato, pelo alerta ao mundo contra o aquecimento global. Estamos preocupados com as questões ambientais, por isso não podíamos deixar de participar", diz o prefeito de Aracaju.

Apoio

Na capital sergipana, até empresas fornecedoras de energia elétrica estão se juntando à mobilização. A Energisa, maior empresa do segmento em Sergipe, vai coordenar o ‘apagão' no Mirante da 13 de Julho durante uma hora - das 20h30 até as 21h30min.
Organizadora da ‘Hora do Planeta' em Aracaju, a radialista e ambientalista Magna Santana destaca a importância do apoio da sociedade civil, imprensa e poder público. "Temos sido bem recebidos por onde andamos e o apoio da prefeitura foi fundamental, principalmente por constar na programação do aniversário da cidade", afirma.

Adesão

 A Hora do Planeta é um movimento global da Rede WWF sobre mudanças climáticas. A mobilização promove atos simbólicos no mundo todo, nos quais governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante
sessenta minutos.

Em 2010, no Brasil, 21 estados e 98 cidades em aderiram oficialmente à Hora do Planeta, entre elas 20 capitais (Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Vitória).
No mundo, 4.616 cidades em 128 países participaram da Hora do Planeta no ano passado, realizando eventos e apagando pontos turísticos e históricos, numa demonstração de preocupação com as mudanças climáticas.

 Você já pensou o que vai fazer enquanto as luzes estiverem apagadas, durante a Hora do Planeta? Como uma sugestão, o WWF-Brasil criou o jogo Coisas Para Para Fazer na Hora do Planeta. Depois é só imprimir, montar e jogar. O jogo é muito simples.  O jogador da vez arremessa o dado e avança o número de casas que saiu no dado. Ao longo do jogo, várias brincadeiras engraçadas e educativas são sugeridas. Quem não quiser pagar a prenda, deve recuar seis casas. Ganha quem chegar primeiro ao final.
 
Então, prontos para a diversão?  

Participe: 26 de março de 2011, de 20h30 a 21h30, 
apague as luzes para ver um mundo melhor.

Fonte PMA.

9 de março de 2011

Por que Quarta-Feira de Cinzas??



Carnaval é invenção romana, no século 16. A ele segue-se, segundo o ritual da Igreja Católica, quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas. A palavra "carnaval" está desse modo, relacionada à idéia de afastamento dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale". Daí o termo carnaval. 

Essa é a origem etimológica da palavra. Cuja prática foi mudando com o tempo.
O Carnaval dura três dias, que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Não estamos falando do da Bahia que dura mais de uma semana. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência, estes três dias são chamados "gordos".
A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são símbolo de reflexão sobre o dever da conversão, de mudança de vida. Recorda a efêmera fragilidade da vida humana.
Alguns cristãos tratam a Quarta-feira de Cinzas como dia para lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Ou a imortalidade da alma. 
Nesse dia, missas são realizadas e os participantes são abençoados com cinzas. Esse simbolismo relembra antiga tradição oriental de jogar cinzas sobre a cabeça como sinal de arrependimento perante a Deus.
Pois é, amigos. Depois do Carnaval, é tempo de cinzas. Depois de dias gordos, é tempo da magreza do que é passageiro efêmero. Após dias de prazer, é período de reflexão. Depois de homenagear Baco (deus romano da bebida), é hora de voltar-se para Apolo (deus greco-romano da sanidade corporal). Após entregar-se aos outros, é momento de voltar-se para si próprio.
É hora de fazer as contas.

Fonte: Wikipedia.org, 2009.

8 de março de 2011

08 de Março - Dia Internacional da Mulher.


O dia Internacional da mulher é comemorado em 08 de Março. É um dia onde são celebrados os feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.

A proposta da criação de um dia internacional da mulher ocorreu na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. Operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque foram responsáveis por uma dessas manifestações em 8 de Março de 1857, onde se protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.


Outro protesto aconteceu em 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários e o direito ao voto.


A primeira conferência internacional da mulher dirigida pela Internacional Socialista ocorreu em Copenhague no ano de 1910, período em que o Dia Internacional da Mulher foi instituído. No dia 19 de Março do ano posterior, o dia da mulher foi comemorado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.


O dia da mulher passou a ser comemorado com maior intensidade na década de 60 com o fortalecimento do movimento feminista. A data foi instituída oficialmente em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Em muitos países são realizadas conferências, reuniões e debates com o intuito de discutir o papel da mulher na sociedade atual, a tentativa é de diminuir, ou até mesmo acabar, com o preconceito e a desvalorização da mesma. Apesar de tantos avanços, as mulheres ainda sofrem em muitos ambientes de trabalho, quanto às jornadas excessivas, baixos salários, desvantagens na carreira profissional.


Portanto, deixo aqui minha humilde homenagem a todas as mulheres,
 aquela MULHER batalhadora, que sabe cuidar, que sabe educar, MULHER de sonhos, MULHER de sentidos, MULHER de paixão, MULHER de qualidades, MULHER de defeitos, MULHER que sabe amar, MULHER que de tão sublime gera a vida, MULHER... Principalmente coração, mas  que sabe conciliar muito bem a razão!!!!

PARABÉNS PELO NOSSO DIA!!!

4 de março de 2011

SAMU INFORMA: UTILIDADE PÚBLICA IMPORTANTE.

As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado.

Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contatos o NUMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Emergencia' (as letras AA são para que apareça sempre este contato em prim eiro lugar na lista de contatos).

É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou quem nos acuda. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos.

É tão-somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação. Por favor, não destrua esta mensagem! Reenvie-o a quem possa dar-lhe uma boa utilidade.

JOSIANE TROCATTI
Coordenadora Administrativa
SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Clique para ampliar.


PREVINA-SE!!!!!

2 de março de 2011

CUIDADOS DURANTE O CARNAVAL!!!


O carnaval é considerado uma das festas mais animadas e representativas do mundo.

Originada na Antigüidade, era uma festa profana que mais tarde acabou sendo recuperada e festejada desde o Dia de Reis até a Quarta-Feira de Cinzas. Tem bases também no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a Quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. E este sentido permanece até os dias de hoje.

Naturalmente que quem adora a folia do carnaval não vai deixar de comemorá-lo nesta época, mas é importante ter alguns cuidados com a saúde.

Por ser, por vezes, considerado uma maratona, a alimentação deve ser reforçada com mais carboidratos (arroz, pães, massas, por exemplo) e de preferência versões integrais que sustentam por mais tempo. Antes de cair na folia são recomendadas frutas, pois são ricas em água e sais minerais. Depois da festa, carboidratos e proteínas, como carnes, ovos e feijão, para garantir força para agüentar o próximo dia.

Um dos pontos mais importantes é que se consuma de 250 a 500 ml de água, suco ou água de coco três a quatro horas antes da maratona, e durante ela, o ideal é que se beba de 150 a 200 ml a cada meia hora, dependendo da intensidade da folia. Bebidas energéticas e esportivas podem ser uma boa pedida, mas cuidado que alguns energéticos com cafeína tendem a aumentar a perda de líquidos pelo organismo, merecendo hidratação em dobro.

Além disso, as lesões de músculos se tornam mais comuns neste período e elas podem ser traumáticas por acidentes ou traumáticas por sobrecarga. Salto alto, sobrepeso e sedentarismo estão no grupo de risco já que aumentam a carga nas articulações e principalmente nos joelhos. Portanto, utilize um tênis confortável e não deixe de fazer alongamentos antes de cair na avenida. 


Um ótimo carnaval a todos!!!!!