Aos meus amigos...



Aos meus visitantes!


O Propósito de criar este Blog foi uma maneira de ter um local em que tento, despretensiosamente, compartilhar assuntos, idéias, dicas interessantes, com as quais tenho contato com meu cotidiano. Este Blog será composto por informações sobre bem-estar, alimentação, arte, humor, utilidade pública e entre outros.

Informo-lhes que gostaria de ter bem mais tempo para manter-lhes informados, e desde já agradeço aos amigos, aos leitores que fazem deste Blog mais uma fonte de informação.

Luciana Sifer.


2 de março de 2011

CUIDADOS DURANTE O CARNAVAL!!!


O carnaval é considerado uma das festas mais animadas e representativas do mundo.

Originada na Antigüidade, era uma festa profana que mais tarde acabou sendo recuperada e festejada desde o Dia de Reis até a Quarta-Feira de Cinzas. Tem bases também no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a Quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. E este sentido permanece até os dias de hoje.

Naturalmente que quem adora a folia do carnaval não vai deixar de comemorá-lo nesta época, mas é importante ter alguns cuidados com a saúde.

Por ser, por vezes, considerado uma maratona, a alimentação deve ser reforçada com mais carboidratos (arroz, pães, massas, por exemplo) e de preferência versões integrais que sustentam por mais tempo. Antes de cair na folia são recomendadas frutas, pois são ricas em água e sais minerais. Depois da festa, carboidratos e proteínas, como carnes, ovos e feijão, para garantir força para agüentar o próximo dia.

Um dos pontos mais importantes é que se consuma de 250 a 500 ml de água, suco ou água de coco três a quatro horas antes da maratona, e durante ela, o ideal é que se beba de 150 a 200 ml a cada meia hora, dependendo da intensidade da folia. Bebidas energéticas e esportivas podem ser uma boa pedida, mas cuidado que alguns energéticos com cafeína tendem a aumentar a perda de líquidos pelo organismo, merecendo hidratação em dobro.

Além disso, as lesões de músculos se tornam mais comuns neste período e elas podem ser traumáticas por acidentes ou traumáticas por sobrecarga. Salto alto, sobrepeso e sedentarismo estão no grupo de risco já que aumentam a carga nas articulações e principalmente nos joelhos. Portanto, utilize um tênis confortável e não deixe de fazer alongamentos antes de cair na avenida. 


Um ótimo carnaval a todos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário