Aos meus amigos...



Aos meus visitantes!


O Propósito de criar este Blog foi uma maneira de ter um local em que tento, despretensiosamente, compartilhar assuntos, idéias, dicas interessantes, com as quais tenho contato com meu cotidiano. Este Blog será composto por informações sobre bem-estar, alimentação, arte, humor, utilidade pública e entre outros.

Informo-lhes que gostaria de ter bem mais tempo para manter-lhes informados, e desde já agradeço aos amigos, aos leitores que fazem deste Blog mais uma fonte de informação.

Luciana Sifer.


31 de julho de 2011

Problemas com sites de Compras Coletivas




Quem não fica tentado a comprar produtos com descontos de até 90% e ter a agradável sensação de que está fazendo um bom negócio? 

Pelo menos é o que promete a maioria das ofertas nos sites de compras coletivas, que já virou mania e se tornou a mais nova ferramenta para o consumidor adquirir produtos e serviços. 

Mas, infelizmente, nem tudo o que é prometido ocorre como esperado. 

Com uma freqüência cada vez maior, recebo relatos de pessoas se queixando desses tipos de compras. São casos de mulheres que compraram serviços em clinicas de estéticas e tiveram dificuldades em fazer agendamento para serem atendidas, casos de pessoas que adquiriram rodízios de sushi e ao chegar ao restaurante, o tamanho do seu sushi era diferenciado dos demais clientes, ou casos de pessoas que reservaram um quarto de hotel, e ao chegar lá, receberam o pior quarto, em desacordo com o que foi ofertado, frustrando suas expectativas. 

Coincidentemente, outra fala que se repete, depois de relatarem suas experiências negativas, é que o atendimento geralmente é péssimo e que parece que estão pedindo um favor. 

Diante destes fatos, faço um alerta aos empresários e outro aos consumidores:
Sugiro aos empresários, que monitorem como estão sendo tratadas as pessoas que utilizam os cupons de descontos em seus estabelecimentos e como está sendo a qualidade desse serviço, por que, ao invés de atrair os clientes através dos sites de compras coletivas, algumas empresas os afastam com a deficiência na prestação do serviço. 

Apesar de ser uma opção vantajosa, ao adquirir ofertas em sites de compras coletivas, o consumidor deve tomar alguns cuidados, como: Entrar em contato com a empresa antes de pagar pelo produto, guardar toda a documentação referente a compra da oferta, prestar atenção no prazo de validade do cupom, nas datas e horários que pode ser utilizado e restrições para seu uso. 

Ressaltamos que em nenhuma hipótese, o consumidor pode ser surpreendido com restrições que não estavam escritas no cupom, ou ser discriminado por ter adquirido o desconto. 

Conte-nos suas experiências com os sites de compras coletivas. 
http://www.alagoas24horas.com.br/blog/rodrigocunha

23 de junho de 2011

Festas homenageando os Santos: São João e São Pedro.



No nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e pode-se dizer que a importância destas festas, para as populações nortista e nordestina, ultrapassa a do Natal, principal festa cristã, e que elas são, historicamente, o evento festivo mais importante destas regiões, tanto cultural como politicamente.


Assim surgiu a Festa de São João

Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se.
Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que, dentro de algum tempo, iria nascer seu filho, que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora, então, perguntou-lhe:
- Como poderei saber do nascimento do garoto?
- Acenderei uma fogueira bem grande; assim você de longe poderá vê-la e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele.
Santa Isabel cumpriu a promessa.
Um dia, Nossa Senhora viu, ao longe, uma fumacinha e depois umas chamas bem vermelhas. Dirigiu-se para a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia vinte e quatro de junho.
Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, e fogueira e outras coisas bonitas como: foguetes, balões, danças, etc…
E, por falar nisso, também gostaria de contar porque existem essas bombas para alegrar os festejos de São João.
Pois bem, antes de São João nascer, seu pai, São Zacarias, andava muito triste, porque não tinha um filhinho para brincar.
Certa vez, apareceu-lhe um anjo de asas coloridas, todo iluminado por uma luz misteriosa e anunciou que Zacarias ia ser pai.
A sua alegria foi tão grande que Zacarias perdeu a voz, emudeceu até o filho nascer.
No dia do nascimento, mostraram-lhe o menino e perguntaram como desejava que se chamasse.
Zacarias fez grande esforço e, por fim, conseguiu dizer:
- João!
Desse instante em diante, Zacarias voltou a falar.
Todos ficaram alegres e foi um barulhão enorme. Eram vivas para todos os lados.
Lá estava o velho Zacarias, olhando, orgulhoso, o filhinho lindo que tinha…
Foi então que inventaram as bombinhas de fazer barulho, tão apreciadas pelas crianças, durante os festejos juninos.
 

São Pedro, o Fundador da Igreja Católica
 
São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.
Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.
Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las, dizendo: “É a barriga de São Pedro que está roncando” ou “ele está mudando os móveis de lugar”.
No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao santo. 

A festa de São Pedro 

Em homenagem ao santo, acendem-se fogueiras, erguem-se mastros com sua bandeira e queimam-se fogos; porém, a noite de 29 de junho não é tão empolgante quanto a animação verificada na festa de São João.
Também se fazem procissões terrestres, organizadas pelas viúvas, e fluviais, pois, como vimos, São Pedro é o protetor dos pescadores e das viúvas. Em várias regiões do Brasil, a brincadeira mais comum na festa é a do pau-de-sebo.
Embora São Paulo também seja homenageado em 29 de junho, ele não é figura de destaque nas festividades desse mês.

18 de junho de 2011

Internet a R$ 35 causará 'congestionamento', diz Paulo Bernardo.





                                          Ministro das Comunicações disse que o governo precisará 
                                                   fazer investimentos além dos previstos pelas empresas privadas
                                                                                                                            Foto: Agência Brasil


          O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta sexta-feira que o Plano Nacional de Banda Larga, que será lançado no segundo semestre deste ano e pretende ofertar amplamente o serviço ao preço de R$ 35, vai causar "congestionamento" nas redes de internet brasileiras. Paulo Bernardo, que participou da abertura do 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, em Brasília, disse que o governo precisará fazer investimentos além dos previstos pelas empresas privadas.  "Percebemos que quando começar a vender a internet mais barata, teremos um problema sério de infraestrutura. Vamos ter que ter investimentos, associações para construir redes de fibra ótica. Disseram que precisávamos de US$ 144 bilhões para fazer investimentos, eu não acredito nisso. A Austrália está fazendo um plano de US$ 33 bilhões", disse.

          Paulo Bernardo afastou a possibilidade de deixar a responsabilidade de prover internet banda larga em ampla escala em regime público, ou seja, a cargo do governo. "Não temos como opção colocar a internet em regime público. É muito menos conflitivo, e complicado outorgar isso às empresas e não temos todo esse orçamento para dizer: vamos fazer tudo. Para administrar a briga, vai o governo Dilma inteiro. Vamos fechar um acordo onde todas as empresas vão oferecer internet a um megabyte por R$ 35, capaz que cause congestionamento, mas vamos fazer", afirmou.

          O ministro das Comunicações defendeu a aprovação do novo marco regulatório das comunicações e disse que a proposta nada tem a ver com censura da imprensa. "Nossa Constituição prevê que uma parte dos meios de comunicação tenha um marco regulatório. Não pode ter concentração, monopólio, tem que observar que não pode ter racismo, preconceito, discriminação, xenofobia e tem previsão que se obedeça a um conteúdo nacional e local mínimo. Parte da mídia faz críticas extremamente hostis e ácidas, criticados também reagem e é dificil administrar isso. Acho que a mídia não gosta de ouvir crítica, mas a mídia que conquistou o direito de criticar, tem que aceitar", disse.


13 de junho de 2011

13 de Junho - SANTO ANTÔNIO.

"Ó meu Senhor Jesus, 
eu estou pronto a seguir-te mesmo no cárcere, 
mesmo até a morte, a imolar a minha vida por teu amor, 
porque sacrificaste a tua vida por nós."



Santo Antônio morreu numa sexta-feira, dia 13 de junho de 1231, em Arcella, hoje bairro da cidade de Pádua. Só foi levado ao centro da cidade e sepultado cinco dias depois, ao pôr do sol de uma terça-feira. O traslado foi um verdadeiro triunfo, porque ao amor que o Santo tinha por Pádua, os paduanos responderam com mais amor.

A primeira biografia do Santo, escrita menos de um ano depois da morte e por um Confrade que esteve presente no funeral, assim escreve: "O Bispo da cidade com todo o Clero, o Podestà com grande número de cidadãos foram a Arcella e, organizadas as procissões, ao som de hinos, aplausos e cânticos religiosos, com o admirável júbilo de toda a gente, transportaram o corpo do bem-aventurado Antônio para a Igreja de Santa Maria, Mãe de Deus. ... Formou-se um cortejo enorme de povo que, por causa da multidão, não podia atravessar a cidade todos juntos. Todos que podiam carregavam velas acesas. Era tanta a profusão de luzes que, [anoitecendo], a cidade inteira parecia arder abrasada em fogo".

O corpo foi sepultado, mas o povo varou a noite e o dia seguinte e os dias seguintes. Povo anônimo, chegado de todas as partes até onde se espalhara a notícia da morte do Santo. Conta a mesma biografia que o povo chegava com braçadas de flores, sobretudo de lírios, lírios naturais e lírios trabalhados por artistas em ouro, prata e outros metais preciosos. E já então, a terça-feira - dia do sepultamento - ficou sendo o dia de Santo Antônio.

Dou um salto na história. Vamos juntos a Roma. 13 de junho de 1670. O nosso Padre Antônio Vieira estava em Roma e pregou o sermão da festa na Igreja de Santo Antônio dos Portugueses. Um sermão extraordinário, longo, em que propõe aos cristãos do mundo inteiro pedir ao Papa dar a Santo Antônio o título de Magno ou de Máximo; e argumenta com os milagres do Santo, bem maiores - no dizer de Vieira - que os milagres feitos por Jesus Cristo. E Vieira provou que não estava dizendo tolice.

Mas o que eu queria acentuar é o trecho em que ele conta ser então tradição em Roma, todas as terças-feiras, desde a madrugada até o meio-dia, o povo numeroso subir de joelhos os 365 degraus que levam do pé do Capitólio à Igreja de Araceli, dos Franciscanos, para venerar Santo Antônio. E diz Vieira que não se sabia se concorriam mais homens ou mais mulheres. E diz ainda Vieira que a procissão era tamanha que alguns párocos foram ao Papa dizer que era um escândalo tanta devoção a um santo só. Ao incomensurável amor de Santo Antônio pelo povo, pelo povo bom, simples e piedoso, o povo respondia com aquele incontrolado amor das procissões sem fim. Amor com amor se paga!

Faço agora um salto geográfico. Vamos juntos a Salvador da Bahia. 13 de junho de 1638. A Missa celebrava-se em agradecimento a Santo Antônio, a quem o povo atribuía a libertação da cidade da invasão holandesa. Mas os holandeses calvinistas ainda continuavam no Nordeste e Vieira recordava a Santo Antônio, as igrejas, ermidas e simbolos religiosos, que os calvinistas costumavam destruir. E pede ao Santo ajuda para libertar aquela região do Brasil. Leio parte do apelo, porque mostra o quanto e até onde o nosso Santo Antônio era venerado.

"Lembrai-vos, glorioso Santo, dos muitos templos e altares em que éreis venerado e servido naquelas cidades, naquelas vilas, e em qualquer povoação, por pequena que fosse, e que nos campos e montes, onde não havia casa só vós a tínheis. Lembrai- vos dos empenhos e grandiosas festas com que era celebrado o vosso dia, e, sobretudo da devoção e confiança com que a vós recorriam em suas perdas particulares, e do prontíssimo favor e remédio com que acudíeis a todos".

De novo a extraordinária expressão do amor e da confiança do povo para com Santo Antônio, o Santo que amou até o extremo o povo e não apenas o povo de seu tempo, mas os povos de todos os tempos, raças e línguas.

Faço outro salto. Vamos juntos à Albânia, país pouco conhecido no Brasil, país geograficamente pequeno com apenas três milhões de habitantes. O país que mais sofreu sob o jugo comunista. Dois terços da população são muçulmanos. Do outro terço, metade é de católicos e metade é da igreja ortodoxa. Ora, na cidade de Laç, no alto de uma colina, havia um santuário de Santo Antônio, muito visitado às terças-feiras. Os comunistas arrasaram o Santuário, carregaram todas as pedras e transformaram a colina num pasto de vacas.

Estive lá em missão oficial da Ordem Franciscana logo depois da queda do regime comunista e vi com meus olhos a desolação e ouvi com meus ouvidos a narração de como os Frades foram esquartejados e pendurados nas árvores da praça. Quando nós Frades perguntamos ao povo o que podíamos fazer de concreto e de imediato, foi unânime a resposta: "Reconstruam o Santuário de Santo Antônio"! O Santuário foi reconstruído e na sua inauguração não se distinguiam católicos, muçulmanos e ortodoxos. Todos festejavam o retorno do Santo e do lugar sagrado para eles. Voltaram, e católicos e muçulmanos e ortodoxos, a subir a colina do Santo todas as terças-feiras, para agradecer, pedir e sentir-se protegidos pelo glorioso Santo do povo. De novo amor sobre amor. Amor por causa do amor. Amor acima da divisão religiosa, porque Santo Antônio é, na expressão do Papa Leão XIII, o Santo do mundo inteiro.

E cá estamos também nós, derramando aos pés de Santo Antônio todo o nosso carinho, todas as nossas dificuldades, toda a nossa confiança, todas as nossas angústias e toda a nossa gratidão. Como no seu funeral, naquela terça-feira de 1231, lhe entregamos braçadas de flores e ornamentamos seu andor com lírios brancos, a flor que simboliza a divindade do Menino que ele carrega nos braços, a flor que lembra a castidade do seu coração e a pureza com que pregava a Palavra de Deus.

Hoje é o dia dos namorados. Por que o Brasil celebra o dia dos namorados na véspera de Santo Antônio, enquanto a Europa inteira o celebra na festa de um obscuro São Valentim, no dia 14 de fevereiro, um santo de que apenas se sabe que morreu mártir em torno do ano 270? 

Sabemos por que os namorados brasileiros escolheram Santo Antônio como seu padroeiro. Ele o foi já em vida, porque saiu em defesa do direito de todas as moças se casarem e conseguiu da Autoridade civil a revogação do decreto que permitia o matrimônio e a maternidade só às moças que podiam pagar o dote, ou seja, uma soma em dinheiro ou em bens ao possível sogro. Em outras palavras, Antônio saiu em defesa da igualdade de direitos de todas as moças, indistintamente se ricas, se pobres. Porque o amor é direito de todos. Ao Santo que defendeu o direito de amar, os namorados vêm consagrar o seu amor, vêm pedir as bênçãos para seu futuro.

Os contemporâneos de Santo Antônio são unânimes em afirmar que ele amava a todos e não discriminava ninguém. Mas sempre lembrava aos ricos a obrigação de repartir suas posses com os pobres. É uma questão de justiça - ensinava ele - mas é também uma questão de amor fraterno. Aos apegados às riquezas dizia que "só lhes pertencia o que pudessem levar consigo na hora da morte (Sermão para o XI Domingo depois de Pentecostes).

Glorioso Santo Antônio, afastai de nós tudo o que impede o amor. Fazei de nós um povo que saiba amar e transformar o amor em solidariedade, perdão e unidade. Um povo que saiba revestir seus gestos de amor com as roupas luminosas da ternura, da esperança e da alegria. E assim seremos um povo de paz, um povo cristão. Amém.

Diz, por exemplo, a Legenda "Benignitas": 'Jamais se deixava aliciar por influências de poderosos ou subornar por lisonjas interesseiras nem tampouco sensibilizar por aplausos do público. Pelo contrário, quer se dirigisse a auditórios distintos ou vulgares, invariavelmente expunha a doutrina com a mesma isenção, atingindo a todos com os dardos da verdade. ... O servo do Senhor, com a chama da palavra fascinante, ardente, incandescente, aquecia e queimava os corações dos ouvintes, estivessem eles apenas mornos e entorpecidos, ou já enregelados e tenebrosos" (II, p. 20).

Do Livro Santo Antônio Simpatia de Deus e do Povo, de Frei Clarêncio Neotti, ofm, Editora Marques Saraiva.


5 de junho de 2011

5 de Junho: A AIDS está completando 30 anos no mundo.

 
 
No dia 5 de junho de 1981, o Centro de Controle de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, descobriu em cinco jovens homossexuais, estranha pneumonia que até então só afetava pessoas com o sistema imunológico muito debilitado. Em 1983,os cientistas conseguiram  isolar o retrovírus responsável pela doença, o HIV, um vírus completamente diferente de todos os conhecidos até aquele  momento . A doença transformou o mundo.

Por um lado, a doença no início  foi cruel com relação ao preconceito e discriminação,enquadrando as pessoas que tinham a doença,em determinados grupos chamados de “grupos de risco”.As pessoas que resolveram  encarar a doença, como os ativistas e profissionais de saúde também sofreram com preconceito e enfrentaram atitudes de discriminação.

 Por outro lado, a doença trouxe coisas boas: provocou grandes debates sobre o comportamento sexual das pessoas; mostrou, por exemplo, como era frágil o controle do sangue nos países,inclusive no Brasil;despertou na sociedade,a necessidade de sermos mais solidários,surgindo as organizações da sociedade civil cobrando dos gestores e da própria sociedade,o respeito às pessoas que viviam com HIV/Aids e melhores serviços de saúde,com disponibilização de medicamentos gratuitos e insumos de prevenção.

A  comunidade científica se dedicou ao estudo do ciclo da doença, desenvolvendo testes capazes de indicar a infecção pelo vírus antes dos primeiros sintomas clínicos, bem como formas de tratamento e prevenção.

Os diversos estudos  permitiram  avaliar a evolução da doença no organismo,  possibilitando o tratamento com os medicamentos antirretrovirais e a prevenção das infecções oportunistas , melhorando a qualidade de vida das pessoas que viviam com HIV. O acesso universal e gratuito aos medicamentos antirretrovirais foi uma grande vitória do Brasil.

Trinta anos depois,a epidemia de Aids ainda apresenta  vários desafios.O preconceito ainda existe e os políticos no Congresso Nacional ainda não aprovaram a Lei que  criminaliza a discriminação às pessoas soropositivas.Gestores estaduais e municipais nem sempre dão prioridade às questões relacionadas à Aids.Houve uma diminuição do ativismo que era  tão bonito no início da epidemia e a sociedade tem participado muito pouco das ações de solidariedade.Entrevistas comportamentais mostram que uma boa parte da população está “relaxando” na prevenção.Pessoas que vivem com HIV/Aids em situação de pobreza, em várias regiões do país,às vezes param o tratamento porque não possuem o dinheiro para se deslocar aos serviços de saúde ou porque não possuem alimentação. Na área de saúde, à nível Nacional, ainda observamos o diagnóstico tardio,comprometendo  a qualidade de vida das pessoas,bem como a dificuldade de leitos hospitalares e de acesso a alguns especialistas e a alguns procedimentos cirúrgicos.

Gestores, Profissionais de Saúde e da Educação, Empresários, Religiosos, Sociedade Civil, Políticos e Cidadãos comuns  devem aproveitar este momento, em que a epidemia de Aids está completando 30 anos, e refletirem sobre o que cada um fez e fará  para melhorar a qualidade de vida das pessoas soropositivas e contribuir para a redução da vulnerabilidade das pessoas ao HIV.

A LUTA PRECISA CONTINUAR !

Almir Santana, Médico Sanitarista, Gerente do Programa de DST/Aids de Sergipe

21 de maio de 2011

Que Projeto de Lei é este?

Projeto de Lei para matar animais de rua em MG







          Vereadora lança projeto de lei para matar animais de rua em Minas Gerais. Se o dono não aparecer em 48h, o animal seria sacrificado, segundo ela.

19 de maio de 2011

Coragem... Realidade!

Professora do RN vira destaque na internet por expor problemas na área educação.

 

         


             
           Amanda Gurgel não se intimidou diante das autoridades e fez um desabafo para tratar da situação da educação no RN. Ela expôs as feridas do sistema, como falta de infraestrutura das escolas e os baixos salários do professores.

1 de maio de 2011

História do Dia do Trabalho.

História do Dia do Trabalho, comemoração, 1º de maio, criação da data, origem, eventos, protestos,  reivindicações, direito dos trabalhadores.

 
Manifestações e conflitos em Chicago (1886): origem da data



História do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos) uma grande greve geral dos trabalhadores. 

No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. 

Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

27 de abril de 2011

Raiva, preocupação e excesso de trabalho podem causar dor de cabeça.

Dor de cabeça: Prevenção e tratamento.


Quase 100% das mulheres e 94% dos homens têm dor de cabeça alguma vez na vida. Raiva, preocupação, falta de dinheiro, excesso de trabalho e privação de sono podem ser algumas das mais de 200 causas.O problema também pode ser genético, por tensão muscular, tensão pré-menstrual (TPM), barulho, cheiro  ou luz forte. Quando intenso, recorrente e acompanhado de outros sintomas, é diagnosticado como enxaqueca, que geralmente vem acompanhada de enjoo, náusea e aversão a luz e som.

O Bem Estar desta quarta-feira (27) convidou o endocrinologista Alfredo Halpern e o neurologista Marcelo Calderaro para falar novamente sobre o assunto, que já foi tema do programa na quarta-feira passada.

                     Dor de cabeça 3 (Foto: Arte/G1)

Os médicos explicaram que alimentos podem agir como um gatilho em pessoas com predisposição à dor de cabeça, mas não são uma causa e, por isso, mudar a dieta não costuma ser eficiente.
Calderaro disse que um indivíduo deve tomar, no máximo, um analgésico a cada dez dias, totalizando 36 no ano. Alguns exageram na dose, como a supervisora de limpeza Veranei Santos, que consome quase 1,5 mil compromidos por ano.

Na enxaqueca, a cabeça dói apenas de um lado e a sensação é de que ela está pulsando, latejando. Muitas pessoas sentem enjoo e veem flashes de luz ou uma aura colorida.
Quem tem esse problema se torna mais sensível a interferências químicas e emocionais. Pode ser por um jejum prolongado ou excesso de café. É como se o circuito elétrico cerebral entrasse em pane: as artérias se dilatam e a dor se torna insuportável.

Cada fator ativa uma área diferente do cérebro. Os hormônios acionam a glândula hipófise; a audição mexe o córtex primário; gosto, cheiro e visão estimulam a região orbitofrontal; e as emoções são respondidas no sistema límbico. Halpern explicou a influência da queda do estrogênio durante o ciclo menstrual para o aparecimento da dor de cabeça.
 
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar

7 de abril de 2011

07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE.

Cuidado com a alimentação pode ser o primeiro passo para evitar doenças e ter qualidade de vida.
        O dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, é marcado por trabalhos de conscientização de prevenção de doenças, mas, acima de tudo, pela necessidade de optar por hábitos mais saudáveis e, consequentemente, alcançar a qualidade de vida.
        De acordo com a nutricionista Lílian Assis, o primeiro passo para que isso aconteça é mudar a sua alimentação. “Ter saúde envolve vários aspectos físicos, sociais e mentais. Com certeza uma boa alimentação e a manutenção de um peso saudável ajudarão a garantir saúde e evitar doenças”, explica a especialista.

Dicas para manter e perder peso para ter saúde e evitar doenças:
• Programe sua alimentação, não deixe para decidir o que irá comer quando já estiver com fome.
• Escolha sempre alimentos com menos sal, gordura e açúcar.
• Coma carnes magras, sem pele e gorduras aparentes.
• Evite as bebidas alcoólicas.
• Como frutas, legumes e verduras diariamente.
• Beba 2 litros de água por dia.
• Acompanhe com frequência seu peso para não ser surpreendido.
• Faça atividade física para compensar o tempo que ficamos sentados, no trânsito e no computador.

Clique abaixo e veja algumas receitas que são aliadas da sua saúde!

Fonte: http://suadieta.uol.com.br

4 de abril de 2011

Greve da TV Sergipe leva sergipanos a assistirem ‘Bom Dia Pernambuco’

Notícias - Capital - 04/04/2011 07:25

Em vez de ligarmos a televisão e acompanharmos as notícias locais, o que aconteceu nessa manhã de segunda-feira, 4, foi algo inusitado. O Bom Dia Sergipe (Transmitido pela TV Sergipe, afiliada da TV Globo)  não foi transmitido. Para quem não sabe existe um movimento dentro da televisão contra a nova direção da emissora. Segundo Fernando Cabral, presidente do Sindicato dos Radialistas a manifestação tem com objetivo a defesa dos trabalhadores e a retirada do novo diretor da televisão Paulo Siqueira, que teria demitido mais de 20 profissionais da área. Por conta disso, o Sindicatos dos Radialistas, Jornalista, Sintrase, e funcionários da televisão e outras entidades estão na frente da empresa, localizada na Rua Alto da TV, bairro Cidade Nova.  
“Nosso movimento tem como lema ‘Fora Paulo Siqueira’. E essa manifestação foi organizada por conta do clamor dos funcionários da TV Sergipe. Porque eles andam sofrendo perseguições. O clima criado por esse diretor é de terrorismo”, afirma Fernando Cabral.
De acordo com um funcionário da TV, o ambiente no trabalho é tenso desde a chegada de Paulo Siqueira e do diretor de jornalismo Roberto Gonçalves “Demissões, cortes de incentivos a produção dos programas e a falta de dialogo andam prejudicando o trabalho e inviabilizando a organização dos projetos culturais”, explica funcionário.
Para quem deseja acompanhar toda essa mobilização é só acessar a página criada pelos manifestantes no Twitter. www.twitter.com/salveatvse
Nesse momento os representantes do sindicato estão a portas fechadas com dirigentes da TV Sergipe discutindo a questão.

Fonte: http://www.cinform.com.br/noticias

29 de março de 2011

Inclua no cardápio 10 alimentos que te deixam mais feliz.

Mel, abacate e banana fazem parte da turma que aumentam a sensação de bem-estar
     
  Não tem quem não seja tomado por uma sensação reconfortante depois de fazer uma deliciosa refeição. E se no cardápio tiver um docinho de brinde, a vida fica melhor ainda. "Isso por que independente do alimento que consumimos, comer provoca uma confortável sensação de bem-estar já que suprimos as necessidades físicas do nosso organismo. Mas ainda há a turma de alimentos que potencializam esta reação, já que levam em sua composição, substâncias que aumentam a liberação da serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer", explica a nutricionista e bioquímica Lucyanna Kalluf.

          A seguir, a especialista sugere 10 alimentos que são obrigatórios para um prato e dias mais alegres. Confira:

1) Banana: a fruta é um carboidrato rico no aminoácido triptofano ( cada 100g da banana contém em média 18mg de triptofano). Acontece que este aminoácido é uma substância precursora da serotonina. "Sem serotonina, o organismo fica suscetível a males como depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade, mal humor e hiperfagia (aumento exagerado da fome)", explica Lucyanna Kalluf. A serotonina também é considerada como sendo uma substância anorexígena, diminuindo a compulsividade e a fome.


2) Abacate: Fruta rica em ácido fólico, vitamina B3 ( niacinamida) e potássio. 
O abacate também tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. A niacinamida ( Vitamina B3) tem ação específica sobre o sistema nervoso central, colaborando com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e garante efeito relaxante. Esta vitamina tem ação conjunta com o ácido fólico, que atua como coenzima de diversos neurotransmissores do bom humor. Dica: fique atento ao valor calórico da fruta: cada 110 g contém cerca de 200 calorias.

 3)Mel: o alimento é um carboidrato fonte de triptofano, com ação calmante que induz a uma sensação de bem estar melhorando a função da serotonina no cérebro. O mel tem uma função importante como regenerador da microflora intestinal, quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o mel ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer. 

4) Nozes: esta oleaginosas possui vitamina B1 (tiamina), que ajuda a converter glicose em energia. Também imita a acetilcolina, neurotrasmissor que possui um papel nas funções cerebrais relacionadas com memória e cognição. Também carrega o Inositol (fosfatidilinositol), substância reconhecida como parte do complexo B, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina.

5)Tofu : é o queijo à base de soja. Com muitos nutrientes, o tofu tem o dobro de proteínas do feijão e 45% menos calorias que o queijo minas. Importante fonte de magnésio mineral que atua na regulação do metabolismo cerebral e participa da metabolização de alguns aminoácidos. "A deficiência de magnésio resulta em fadiga e deficiência de enzimas envolvidas na produção de energia", explica Lucyanna Kalluf. Meia xícara de tofu tem em média 110mg desse mineral. 



6) Ômega 3: os peixes de água fria (salmão, atum, cavalinha) são considerados excelentes fontes de ômega 3 , um ácido graxo com efeito protetor sobre os neurônios. A relação de consumo desse ácido graxo e a felicidade, está no aumento na produção dos receptores de neurotransmissores como: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular. 

 7) Gérmen de trigo: é a parte mais nobre do trigo, que quando é refinado perde esta propriedade, e uma excelente fonte de todo aporte vitamínico do complexo B, atuando como calmante natural que diminui a irritabilidade e o nervosimo. Tem inositol, presente nas membranas celulares como fosfatidilinositol, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina. "Também carrega o ácido pantotênico, a vitamina B5 ou vitamina anti-estresse que atua na síntese da acetilcolina, conferindo melhor adequação dos impulsos nervosos e das funções cerebrais", aponta a nutricionista.


8)Canela: rica em polifenóis e antioxidantes, esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. Assim, colabora para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal e mantém a produção de serotonina em equilíbrio.



 9)Lentilha: é fonte de proteínas vegetais e cálcio, contribuindo significativamente para a regulação da flora intestinal. O equilíbrio do cálcio e magnésio no organismo atua no metabolismo cerebral e na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.


10)Chá verde: afasta os riscos do estresse oxidativo, que é a deficiência de substâncias antioxidantes no organismo, trazendo como consequências doenças como a obesidade e até depressão. O chá verde é rico em polifenóis, nutrientes antioxidantes que atacam os radicais livres das células cerebrais, mantendo a sua atividade neuroprotetora, diminuindo a probabilidade de inflamação cerebral e favorecendo sensação de bem-estar.




 
Fonte: http://msn.minhavida.com.br/
Texto de Natalia do Vale.

27 de março de 2011

Hora do Planeta fez alerta aos Aracajuanos.


 Aracaju tornou-se a quarta capital brasileira a aderir à mobilização 'Hora do Planeta', realizada na noite deste sábado, 26. O ato mundial, que chama atenção para as mudanças climáticas e para os riscos do aquecimento global, é organizado pela Rede WWF e consiste em apagar as luzes durante uma hora, a favor do meio ambiente. Em Aracaju, o evento foi realizado pela primeira vez e reuniu, no Mirante da 13 de Julho, autoridades, jornalistas, empresários, músicos e representantes da sociedade civil preocupados com o planeta.

Das 20h30 às 21h30, o calçadão da 13 de Julho ficou iluminado apenas pelas chamas de velas doadas pela empresa Velas Ávila e distribuídas no local. Músicos se apresentaram em um palco montado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em frente ao Mirante. O ato simbólico foi incluído pelo prefeito Edvaldo Nogueira na programação das comemorações do aniversário de 156 anos da cidade. Como vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Edvaldo também levou a ideia aos prefeitos de outros municípios. 

        Segue um vídeo  e fotos do Mirante durante a Hora do Planeta.





Ato simbólico

Várias instituições aderiram ao ato na capital sergipana: Construtora Cosil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Palácio Museu Olympio Campos, Banco do Brasil, Oceanário, Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Jornal da Cidade, o Setransp, Chopp 13, Hotel Quality, Câmara de Vereadores, Rádio Cultura, Unimed e Instituto Federal de Educação, entre outras.

Presenças

Participaram da Hora do Planeta o deputado estadual Capitão Samuel, o deputado federal Márcio Macedo, o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Sílvio Santos, o presidente da Câmara de Vereadores, Emmanuel Nascimento, o reitor da Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro, e o médico Lúcio Prado Dias, representando a Somese.



 Além deles, os secretários municipais Marcos Cardoso (Comunicação Social) e Antônio Bittencourt (Educação), e os presidentes da Emurb, Osvaldo Nascimento, e da Emsurb, Lucimara Passos. A superintendente do Banco do Brasil, Marília Prado, e o promotor do meio ambiente, Gilton Feitosa, também participaram da mobilização no calçadão da 13 de Julho.   
                                  
                       EU TAMBÉM PARTICIPEI!!!! rs...rs...rs...

                         (Foto tirada de dentro de casa, com visão para a rua.)    
                                                       
Fonte: http://www.aracaju.se.gov.br/156anos/