Aos meus amigos...



Aos meus visitantes!


O Propósito de criar este Blog foi uma maneira de ter um local em que tento, despretensiosamente, compartilhar assuntos, idéias, dicas interessantes, com as quais tenho contato com meu cotidiano. Este Blog será composto por informações sobre bem-estar, alimentação, arte, humor, utilidade pública e entre outros.

Informo-lhes que gostaria de ter bem mais tempo para manter-lhes informados, e desde já agradeço aos amigos, aos leitores que fazem deste Blog mais uma fonte de informação.

Luciana Sifer.


27 de abril de 2011

Raiva, preocupação e excesso de trabalho podem causar dor de cabeça.

Dor de cabeça: Prevenção e tratamento.


Quase 100% das mulheres e 94% dos homens têm dor de cabeça alguma vez na vida. Raiva, preocupação, falta de dinheiro, excesso de trabalho e privação de sono podem ser algumas das mais de 200 causas.O problema também pode ser genético, por tensão muscular, tensão pré-menstrual (TPM), barulho, cheiro  ou luz forte. Quando intenso, recorrente e acompanhado de outros sintomas, é diagnosticado como enxaqueca, que geralmente vem acompanhada de enjoo, náusea e aversão a luz e som.

O Bem Estar desta quarta-feira (27) convidou o endocrinologista Alfredo Halpern e o neurologista Marcelo Calderaro para falar novamente sobre o assunto, que já foi tema do programa na quarta-feira passada.

                     Dor de cabeça 3 (Foto: Arte/G1)

Os médicos explicaram que alimentos podem agir como um gatilho em pessoas com predisposição à dor de cabeça, mas não são uma causa e, por isso, mudar a dieta não costuma ser eficiente.
Calderaro disse que um indivíduo deve tomar, no máximo, um analgésico a cada dez dias, totalizando 36 no ano. Alguns exageram na dose, como a supervisora de limpeza Veranei Santos, que consome quase 1,5 mil compromidos por ano.

Na enxaqueca, a cabeça dói apenas de um lado e a sensação é de que ela está pulsando, latejando. Muitas pessoas sentem enjoo e veem flashes de luz ou uma aura colorida.
Quem tem esse problema se torna mais sensível a interferências químicas e emocionais. Pode ser por um jejum prolongado ou excesso de café. É como se o circuito elétrico cerebral entrasse em pane: as artérias se dilatam e a dor se torna insuportável.

Cada fator ativa uma área diferente do cérebro. Os hormônios acionam a glândula hipófise; a audição mexe o córtex primário; gosto, cheiro e visão estimulam a região orbitofrontal; e as emoções são respondidas no sistema límbico. Halpern explicou a influência da queda do estrogênio durante o ciclo menstrual para o aparecimento da dor de cabeça.
 
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar

Nenhum comentário:

Postar um comentário