Aos meus amigos...



Aos meus visitantes!


O Propósito de criar este Blog foi uma maneira de ter um local em que tento, despretensiosamente, compartilhar assuntos, idéias, dicas interessantes, com as quais tenho contato com meu cotidiano. Este Blog será composto por informações sobre bem-estar, alimentação, arte, humor, utilidade pública e entre outros.

Informo-lhes que gostaria de ter bem mais tempo para manter-lhes informados, e desde já agradeço aos amigos, aos leitores que fazem deste Blog mais uma fonte de informação.

Luciana Sifer.


27 de abril de 2011

Raiva, preocupação e excesso de trabalho podem causar dor de cabeça.

Dor de cabeça: Prevenção e tratamento.


Quase 100% das mulheres e 94% dos homens têm dor de cabeça alguma vez na vida. Raiva, preocupação, falta de dinheiro, excesso de trabalho e privação de sono podem ser algumas das mais de 200 causas.O problema também pode ser genético, por tensão muscular, tensão pré-menstrual (TPM), barulho, cheiro  ou luz forte. Quando intenso, recorrente e acompanhado de outros sintomas, é diagnosticado como enxaqueca, que geralmente vem acompanhada de enjoo, náusea e aversão a luz e som.

O Bem Estar desta quarta-feira (27) convidou o endocrinologista Alfredo Halpern e o neurologista Marcelo Calderaro para falar novamente sobre o assunto, que já foi tema do programa na quarta-feira passada.

                     Dor de cabeça 3 (Foto: Arte/G1)

Os médicos explicaram que alimentos podem agir como um gatilho em pessoas com predisposição à dor de cabeça, mas não são uma causa e, por isso, mudar a dieta não costuma ser eficiente.
Calderaro disse que um indivíduo deve tomar, no máximo, um analgésico a cada dez dias, totalizando 36 no ano. Alguns exageram na dose, como a supervisora de limpeza Veranei Santos, que consome quase 1,5 mil compromidos por ano.

Na enxaqueca, a cabeça dói apenas de um lado e a sensação é de que ela está pulsando, latejando. Muitas pessoas sentem enjoo e veem flashes de luz ou uma aura colorida.
Quem tem esse problema se torna mais sensível a interferências químicas e emocionais. Pode ser por um jejum prolongado ou excesso de café. É como se o circuito elétrico cerebral entrasse em pane: as artérias se dilatam e a dor se torna insuportável.

Cada fator ativa uma área diferente do cérebro. Os hormônios acionam a glândula hipófise; a audição mexe o córtex primário; gosto, cheiro e visão estimulam a região orbitofrontal; e as emoções são respondidas no sistema límbico. Halpern explicou a influência da queda do estrogênio durante o ciclo menstrual para o aparecimento da dor de cabeça.
 
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar

7 de abril de 2011

07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE.

Cuidado com a alimentação pode ser o primeiro passo para evitar doenças e ter qualidade de vida.
        O dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, é marcado por trabalhos de conscientização de prevenção de doenças, mas, acima de tudo, pela necessidade de optar por hábitos mais saudáveis e, consequentemente, alcançar a qualidade de vida.
        De acordo com a nutricionista Lílian Assis, o primeiro passo para que isso aconteça é mudar a sua alimentação. “Ter saúde envolve vários aspectos físicos, sociais e mentais. Com certeza uma boa alimentação e a manutenção de um peso saudável ajudarão a garantir saúde e evitar doenças”, explica a especialista.

Dicas para manter e perder peso para ter saúde e evitar doenças:
• Programe sua alimentação, não deixe para decidir o que irá comer quando já estiver com fome.
• Escolha sempre alimentos com menos sal, gordura e açúcar.
• Coma carnes magras, sem pele e gorduras aparentes.
• Evite as bebidas alcoólicas.
• Como frutas, legumes e verduras diariamente.
• Beba 2 litros de água por dia.
• Acompanhe com frequência seu peso para não ser surpreendido.
• Faça atividade física para compensar o tempo que ficamos sentados, no trânsito e no computador.

Clique abaixo e veja algumas receitas que são aliadas da sua saúde!

Fonte: http://suadieta.uol.com.br

4 de abril de 2011

Greve da TV Sergipe leva sergipanos a assistirem ‘Bom Dia Pernambuco’

Notícias - Capital - 04/04/2011 07:25

Em vez de ligarmos a televisão e acompanharmos as notícias locais, o que aconteceu nessa manhã de segunda-feira, 4, foi algo inusitado. O Bom Dia Sergipe (Transmitido pela TV Sergipe, afiliada da TV Globo)  não foi transmitido. Para quem não sabe existe um movimento dentro da televisão contra a nova direção da emissora. Segundo Fernando Cabral, presidente do Sindicato dos Radialistas a manifestação tem com objetivo a defesa dos trabalhadores e a retirada do novo diretor da televisão Paulo Siqueira, que teria demitido mais de 20 profissionais da área. Por conta disso, o Sindicatos dos Radialistas, Jornalista, Sintrase, e funcionários da televisão e outras entidades estão na frente da empresa, localizada na Rua Alto da TV, bairro Cidade Nova.  
“Nosso movimento tem como lema ‘Fora Paulo Siqueira’. E essa manifestação foi organizada por conta do clamor dos funcionários da TV Sergipe. Porque eles andam sofrendo perseguições. O clima criado por esse diretor é de terrorismo”, afirma Fernando Cabral.
De acordo com um funcionário da TV, o ambiente no trabalho é tenso desde a chegada de Paulo Siqueira e do diretor de jornalismo Roberto Gonçalves “Demissões, cortes de incentivos a produção dos programas e a falta de dialogo andam prejudicando o trabalho e inviabilizando a organização dos projetos culturais”, explica funcionário.
Para quem deseja acompanhar toda essa mobilização é só acessar a página criada pelos manifestantes no Twitter. www.twitter.com/salveatvse
Nesse momento os representantes do sindicato estão a portas fechadas com dirigentes da TV Sergipe discutindo a questão.

Fonte: http://www.cinform.com.br/noticias